
Nasce um livro
Como e para que nasce um livro na Bambual Portugal?
Antes de ser papel, tinta ou capa, um livro nasce de uma escuta. De uma inquietação. De um propósito. De uma vontade mútua – autor e editora – de transformar o mundo a partir da palavra.
Na Bambual, cada livro é tratado como o organismo-vivo que é — com tempo próprio para a ideia crescer a partir de uma conversa, de um encontro. As ideias germinam das palavras vertidas no manuscrito, delas nasce uma narrativa sólida e pessoal.
Daqui prossegue um processo cuidadoso.
A leitura da obra finalizada serve para afinar detalhes em diálogo com o autor. Segue-se a revisão, capa, a paginação, a impressão…
Entre cada etapa, o que guia o nosso trabalho é o mesmo princípio que orienta a natureza:
– Respeitar o propósito do autor da obra e o da editora;
– Valorizar e evidenciar a amplitude holística do tema da Regeneração de sistemas vivos, mas também a nossa resiliência e a capacidade de acolher e ler a diversidade – o novo, o inusitado, a religação, a ética e a alteridade;
– Focar num tema específico – o da Regeneração – pede arrojo e implicação da editora no mundo-mais-do-que-humano. Exige um olhar delicado e curioso para o ancestral, para o lugar de onde quer emergir essa vida e voz, propiciando condições para que a Vida surja, permaneça e se perpetue em todos os organismos, propiciando a Vida.
Para nós, o livro como organismo-vivo, permite-nos repensar em todas as direções, o que é ser humano num planeta que é vivo, que nos habita e acolhe no seu seio.



nasce um livro – apresentação de Vida em Sintropia na Feira do Livro – apresentação de Juntos na Rutura em casadocomum.org/

.
.