JUNTOS NA RUTURA – Jem Bendell
Testemunhar a realidade e caminhar rumo à liberdade e à cooperação
Este livro mostra como enfrentar a dura realidade pode ser uma fonte de força para viver de forma mais corajosa, criativa e conectada com os outros.
Jem Bendell demonstra que, mesmo em tempos de crise, podemos unir-nos para superar juntos os momentos difíceis, em vez de nos isolarmos.
Defende que recuperar as nossas liberdades e agir em sintonia com a natureza é o caminho para aliviar as dificuldades e regenerar o planeta.
Ao afastarmo-nos das respostas desesperadas das elites, podemos construir um futuro onde a liberdade, a solidariedade e o cuidado pelo ambiente caminham lado a lado — e este livro é um convite para fazer parte dessa transformação.
«Este é um livro profético. A modernidade baseada no crescimento económico infinito, na poluição ilimitada do nosso precioso planeta Terra e na exploração irracional dos recursos naturais não pode durar para sempre. Este gigantesco sistema industrial materialista e devorador de recursos estava destinado a entrar em colapso. É melhor estar avisado e preparado, do que enfrentar as consequências do colapso sem dispor de conhecimento prévio.»
SATISH KUMAR, fundador do Schumacher College e editor emérito da Resurgence & Ecologist
«Uma espécie de alegria e otimismo permeia esta crónica sóbria do colapso social impulsionado pela ecologia. Esse otimismo, traz consigo a verdade. Jem Bendell vê a oportunidade de transformação na crise atual. Este livro faz parte de um movimento de cura que vai além do que normalmente consideramos como ecológico.»
CHARLES EISENSTEIN, autor de Climate: A New Story
«[Este livro] oferece uma análise impressionante e sóbria do que está a acontecer nas sociedades e na biosfera, porque ‘nós’ (nas culturas modernas) não percebemos isso antes, bem como as opções realistas que ainda restam, tanto a nível individual e coletivo. Jem e a sua equipa não se limitaram a olhar para o abismo – passaram dois anos a mapeá-lo para nós.
Este livro representa a mãe de todas as “mic drops” sobre o mito do desenvolvimento sustentável. Fornece a sabedoria essencial sobre a necessidade de permanecer política e socialmente envolvido, enquanto se presta atenção aos padrões psicossociais tóxicos que precisam de ser curados, se quisermos manter a dignidade e a justiça nos próximos anos.»
KATIE CARR, Deep Adaptation Forum
«[Este livro] constrói um argumento abrangente, convincente, mas ainda assim matizado, de que o colapso social está a caminho.
O professor Jem Bendell integra habilmente e de forma harmoniosa reflexões pessoais e dados concretos de praticamente todos os domínios, para oferecer uma visão única da catagénese – a renovação criativa da sociedade pós-colapso. Ele defende um mundo ecolibertário, em vez do mundo ecoautoritário que está a começar a surgir. Por favor, concentre-se, ao se envolver nesta história brilhante, sincera, perturbadora e muitas vezes comovente sobre os futuros possíveis que tocarão cada um dos 8 mil milhões de nós.»
HERB SIMMENS, autor de A Climate Vocabulary of the Future
«Será que podemos enfrentar estes tempos importantes com menos medo? Menos hipocrisia? Mais coragem e criatividade? Acho que [este livro] pode ajudar. Ao integrar conhecimentos de uma ampla gama de estudos, convida-nos a compreender o significado completo do que está a acontecer. Em seguida, sugere uma nova agenda para uma política radical, que vai além da superficialidade que assola tanto a esquerda quanto a direita. A libertação das exigências do capital e da autoridade patriarcal será fundamental. Se quer salvar parte do mundo, mas detesta que lhe digam o que fazer, então este livro é para si.»
CLARE FARRELL, cofundadora de Extinction
«[Este livro] é um sinal para as pessoas que ficaram politicamente desorientadas com a loucura dos últimos anos. Oferece algo que faltava: uma agenda radical e amante da liberdade para a crise ecológica.
Jem Bendell oferece uma alternativa muito necessária às obsessões tecnológicas e aos impulsos autoritários de um movimento ambientalista que está a responder à crise, cedendo a sistemas de poder falidos. Vindo de alguém com conhecimento interno das organizações globalistas, antes de as rejeitar totalmente, é uma contribuição poderosa.»
AARON VANDIVER, autor de Under a Poacher’s Moon
«Finalmente, um ambientalista ocidental critica a sua profissão e vê a solidariedade com os anti-imperialistas e defensores das comunidades do Mundo Maior como fundamental, para responder como uma única humanidade nesta era de colapso. Este livro mostra que, em vez de impor esquemas e fraudes elitistas, regenerar a natureza e a cultura em conjunto é o único caminho a seguir.»
DRA. STELLA NYAMBURA MBAU, Loabowa, Quénia
«Se sente que está a perder o rumo à medida que a sociedade se desintegra, este livro franco, sensível e inteligente oferece uma nova bússola para navegar pelo colapso.»
PABLO SERVIGNE, autor de Another End of the World is Possible